Esta exposição reunirá uma rica coleção de ilustrações, fotografias e objetos artesanais de quilombos da Costa Verde. Através de cantos, contos, mitos e rituais, você será transportado(a) para a ancestralidade, as tradições e o importante papel dos anciãos nas comunidades quilombolas, desde suas origens até o presente. Venha explorar e celebrar a rica contribuição dos quilombos para a nossa história e cultura.
A exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde: Tesouros da Realeza”, vai homenagear as quatro comunidades remanescentes de quilombos da Costa Verde: Campinho da Independência (Paraty), Ilha de Marambaia (Mangaratiba), Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis) e Santa Justina-Santa Izabel (Mangaratiba).
Serão três meses de oficinas e workshops temáticos que celebram a arte, a cultura e os saberes afrocentrados. Vamos explorar desde o jongo até a culinária típica, com contação de histórias, teatro experimental afro, imersão de saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais e muito mais!
Ativação Cultural – Centro de Memória dos Povos da Costa Verde – 2024
Desenvolvido por Top na Mídia Comunicação